NOTÍCIA

Você está em: Inicial
Notícias

Notícia

Antitérmicos e analgésicos: para que servem?

Fonte: www.consultaremedios.com.br | Autor: Consultaremedios
Imagem notícia Antitérmicos e analgésicos: para que servem?

Quando há febre ou qualquer tipo de dor, tomar um analgésico ou antitérmico é algo comum, e costuma ser a primeira coisa a ser feita. Entretanto, como escolher o tipo certo e entender a sua ação?

 

Antitérmicos

 

Os medicamentos antitérmicos são utilizados no combate ou diminuição da febre. Sua ação inibe a atuação da enzima causadora do problema. Embora os remédios antitérmicos tragam alívio do sintoma, eles não proporcionam a cura do distúrbio que ocasiona a dor. 

 

Analgésicos
 

Enquanto os fármacos com propriedades analgésicas atuam no alívio ou eliminação das dores. Muitos deles podem ter propriedades antitérmicas também. Há dois tipos de analgésicos: periférico (normalmente encontrado em farmácias) e o central. O primeiro atua em casos simples, já o segundo é utilizado para dores intensas e contínuas. No caso do periférico, após ser ingerido, ele se espalha por toda a corrente sanguínea, até chegar ao local onde a dor está e lá absorve o medicamento. Este fármaco demora cerca de uma hora para agir. Já os analgésicos centrais atuam diretamente no problema.

 

Cuidados

Os medicamentos livres de apresentação, ou retenção de receita podem apresentar riscos de interações medicamentosas e outros efeitos adversos. Peça orientação ao farmacêutico antes de utilizar o fármaco.

Outras notícias