NOTÍCIA

Você está em: Inicial
Notícias

Notícia

O que é Cefaleia (dor de cabeça), sintomas, tratamentos e tipos

Fonte: https://minutosaudavel.com.br | Autor: Redação Minuto Saudável
Imagem notícia O que é Cefaleia (dor de cabeça), sintomas, tratamentos e tipos

O que é

“Cefaleia” ou “Cefalgia” são os nomes científicos para a popular “dor de cabeça”. Pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo, como a enxaqueca; ou então quando provém de uma doença em desenvolvimento, como infecções. No caso da dor ser aguda, chamamos de cefaleias primárias e se associada a alguma doença, cefaleias secundárias.

É estimado que 90% da população mundial já apresentou ou irá apresentar algum episódio de cefaleia ao longo da vida. Por isso, recomenda-se uma avaliação completa e criteriosa do paciente que apresenta algum tipo de cefaleia.

Qual profissional devo procurar? Qual o diagnóstico?

O profissional que diagnostica a cefaleia é o médico cefaliatra, um neurologista especializado em cefaleias. O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de uma história clínica e da realização de um exame físico e neurológico criterioso para formular um diagnóstico diferencial. O diagnóstico da cefaleia é eminentemente clínico.

Dependendo do caso de cada paciente, geralmente nos de caráter secundário, podem ser que o médico solicite exames subsidiários, como: estudo radiológico funcional da coluna, tomografia e/ou ressonância magnética de crânio, eletroencefalograma, exames laboratoriais com análise do liquor e do sangue, e ainda uma biópsia de artéria temporal para estabelecer um melhor diagnóstico.

Como identificar? Quais são os sintomas?

As dores de cabeça podem se manifestar de maneira súbita, subaguda ou crônica.
Há fatores que antecedem a dor de cabeça, como crises de cefaleia em salvas após ingestão de álcool, ou serem desencadeadas por consumo de queijos ou vinhos, levando à enxaqueca.
Algumas cefaleias podem ser acompanhadas de sintomas que antecedem a dor propriamente dita, como alterações visuais de curta duração (aura visual), pontos luminosos na visão (escotomas cintilantes), irritação, astenia, falta de apetite e/ou depressão.

A dor pode ser de característica pulsátil, latejante, pressão, aperto, fincadas, ardência, lancinante, também nos níveis fraco, moderado, intenso, constante ou em salvas. Também pode ser unilateral, bilateral, holocraniana (toda cabeça), frontal, retrocular, occiptal ou mesmo seguindo o padrão de distribuição das divisões do nervo trigêmeo na face.

A cefaleia pode associar-se à sintomatologia autômica (náuseas, vômitos, hiperemia ocular, lacrimejamento, obstrução nasal, sensibilidade à luz e ao som) ou até mesmo sistêmica, como a perda de peso recente, febre, mal-estar, cansaço e inapetência.

Quais os tipos de Cefaleia? E as suas causas?

A cefaleia divide-se em vários tipos, aqui vamos colocá-la em dois grandes grupos, as dores primárias que são mais leves e as secundárias, ocasionadas por outras doenças. Acompanhe:

Cefaleia primária

Caracterizada pelas cefaleias crônicas de natureza primária, que na maioria das vezes tem início em enxaquecas, cefaleias tensionais e cefaleias em salvas.

Cefaleia secundária

Caracteriza-se por uma dor de cabeça associada a outras doenças, como aneurisma cerebral, sinusite, tumor cerebral, etc. A maioria dessas dores de cabeça desaparece quando a doença que a causa é curada. Essas dores podem ocorrer devido a alterações do organismo e da interação do indivíduo com o ambiente. As cefaleias secundárias podem ter como causa:

          - Doenças que afetam as artérias, veias e a circulação do cérebro (aneurismas cerebrais, arterite, isquemias cerebrais, trombose venosa cerebral e sangramentos no cérebro).
          - Doenças que fazem a pressão de dentro da cabeça (não confundir com pressão arterial) aumentar ou diminuir.
          - Ingestão ou exposição a produtos químicos nocivos e tóxicos (gás carbônico, álcool, drogas e/ou glutamato monossódico).
          - Traumas (traumatismo) cranianos e/ou cervicais (batidas na cabeça e/ou pescoço).
          - Tumores cerebrais.
          - Uso excessivo de analgésicos ou pela retirada de substâncias (opióides e cafeína).
          - Infecções (no cérebro, como meningite viral, meningite bacteriana, meningites crônicas, abscesso cerebral, ou em qualquer lugar do corpo como sinusite, mastoidite, otite);
          - Alteração metabólica, por desequilíbrios do funcionamento do organismo (alterações de hormônios, pressão arterial, oxigenação);
          - Problemas das estruturas pericranianas, ou seja, qualquer problema de olhos, ouvido, nariz e seios da face, dentes e atm, pescoço.


​As cefaleias agudas ou súbitas geralmente constituem a manifestação de uma patologia intracraniana como hemorragia subaracnóide ou de outras doenças cerebrovasculares ou infecciosas (meningites, encefalites, etc.). Entretanto, elas podem ocorrer também após punção lombar (procedimento médico especializado para diagnóstico de enfermidades neurológicas) ou até durante manobras fisiológicas que possam aumentar a pressão intra-abdominal e, consequentemente, a intracraniana, como exercícios físicos intensos e relações sexuais.

Quando de manifestação subaguda, pode ser resultante de enfermidades inflamatórias do tecido conjuntivo, como a artrite de células gigantes ou mesmo de processos tumorais intracranianos (tumores, abscessos cerebrais, metástases cerebrais, hematomas subdurais), além de hipertensão intracraniana benigna (pseudotumor cerebral), neuralgia do trigêmeo/glossofaríngeo e crise hipertensiva.

A Cefaleia tem cura? Qual é o tratamento?

O tratamento dependerá do diagnóstico e das causas de base estabelecidos, assim como se ela terá ou não cura.

O tratamento pode ser apenas com medicamentos, que podem ser:

          - Analgésicos comuns: Advil, Aspirina, Dorflex, Naldecon, Neosaldina, Tylenol, etc.
          - Anticonvulsivantes: fenitoína, carbamazepina, gabapentina, topiramato, divalproato de sódio.
​          - Drogas específicas para tratamento de enxaqueca (ergotamínicos e triptanos): Cefalium.
          - Relaxantes musculares (benzodiazepínicos, baclofeno): Torsilax.

​É importante lembrar que o mercado medicamentoso oferece variedades de remédios para os mais diversos tipos de dor de cabeça, contudo, não se automedique, consulte o seu médico para saber qual é o mais indicado para o seu tipo de dor de cabeça e organismo (principalmente gestantes).

Também há os casos mais graves, como nas hemorragias intracranianas ou mesmo meningites/encefalites, em que há necessidade de internação hospitalar, tratamento cirúrgico e até mesmo procedimentos neurocirúrgicos.

Ainda existem alguns pré-tratamentos caseiros, para aliviar a dor, como chás de gengibre, cavalinha, chapéu-de-couro,  dente-de-leão com alfazema e tanchagem. Antes da ingestão destes tipos de chás, também consulte o seu médico.

 

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Outras notícias