NOTÍCIA

Você está em: Inicial
Notícias

Notícia

Por que rastrear medicamentos é preciso?

Imagem notícia Por que rastrear medicamentos é preciso?

Objetivo é monitorar todo o medicamento produzido, dispensado e vendido no País.

 

Até então mero indicador de qualidade de serviços, a obrigatoriedade do rastreamento de medicamentos surgiu com o objetivo de monitorar todo o medicamento produzido, dispensado e vendido no Brasil. Nascia o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM). A expectativa é que a rastreabilidade tenha impacto direto na cadeia produtiva e em custos adicionais de produção, em adaptação tecnológica e de mão de obra.

 

O prazo final estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é dezembro de 2015, para que os três primeiros lotes de medicamentos distribuídos no Brasil passem a sair da fábrica com um código de barras bidimensional e sejam controlados ao longo da cadeia de distribuição. Depois disso, os fabricantes passarão para a segunda fase, em que todos os medicamentos vendidos no Brasil terão de cumprir as exigências da Agência até dezembro de 2016.

 

A tecnologia combinada com a automação dos produtos atua como uma forma de monitorar e garantir que o paciente certo receba o produto certo, no momento certo. Processos de recall ficam mais simples, já que a identificação de medicamentos passa a ser mais fácil.

 

Diversas empresas já estão investindo para atender às exigências da legislação brasileira. A previsão é que, até o final de 2016, mais de R$ 4 bilhões sejam movimentados nos setores de Tecnologia da Informação (TI), de Automação e Logística por conta da rastreabilidade de medicamentos.

 

 

Fonte: http://www.guiadafarmacia.com.br

Outras notícias