NOTÍCIA

Você está em: Inicial
Notícias

Notícia

Tarjas e receitas de medicamentos: para que servem e quais os significados de cada tipo

Imagem notícia Tarjas e receitas de medicamentos: para que servem e quais os significados de cada tipo

Na hora de comprar medicamentos, muitos deles necessitam da receita médica. Isto acontece, pois eles podem causar riscos quando são utilizados incorretamente ou de forma indiscriminada. Já as tarjas servem para indicar o nível do risco apresentado. Ambas asseguram de maneiras diferentes o controle do fármaco.

 

Entre as várias informações contidas na embalagem dos medicamentos, as tarjas podem ser vistas em destaque, devido à sua importância. Elas sinalizam o grau de intensidade do produto e alertam para seus efeitos colaterais e riscos. 

 

 

Tarja vermelha

Os medicamentos com esta identificação possuem duas distinções: com ou sem retenção de receita médica, informações estas que são devidamente descritas na embalagem. Nos fármacos que precisam apenas de apresentação de receita, costumam conter a frase “venda sob prescrição médica”, já nos casos de retenção, pode ser lido na embalagem: “venda sob prescrição médica. Só pode ser vendido com retenção de receita”.

 

 

Tarja preta

Os fármacos de tarja preta, além de necessitarem de apresentação e retenção de receita, ainda contêm o aviso na embalagem alertando para os possíveis problemas que pode causar: “venda sob prescrição médica. O abuso deste medicamento pode causar dependência”.

 

 

Sem tarja

Quando sem tarja não necessitam de receita médica para a sua compra. Ainda assim, os medicamentos precisam ter orientação farmacêutica antes da compra.

 

 

Receitas

Já as receitas médicas podem ser utilizadas como guias na hora da compra ou serem necessárias para adquirir o medicamento. A receita da cor branca, prescrita pelo médico, é utilizada para fármacos tarjados.

 

Elas devem conter nome e endereço do paciente, quantidade, nome e concentração do medicamento, seu modo de utilização, CRM e nome do médico, além da assinatura do especialista e a data.

 

Além da receita, há também a emissão do receituário da cor azul, feita pelo médico. É um documento de notificação padronizado, com numeração controlada pela Vigilância Sanitária, utilizado para a liberação de medicamentos que podem causar dependência. É entregue com a receita, ao estabelecimento farmacêutico, onde fica retido.

 

 

Fonte: https://consultaremedios.com.br

Outras notícias