NOTÍCIA

Você está em: Inicial
Notícias

Notícia

Afinal, posso abrir a cápsula de omeprazol?

Fonte: cimrs.org.br | Autor: CIM-RS - Acadêmico Iago Christofoli
Imagem notícia Afinal, posso abrir a cápsula de omeprazol?

Preparações extemporâneas são formulações que alteram a forma farmacêutica de um medicamento para atender demandas e necessidades específicas de paciente especiais. Frequentemente, omeprazol faz parte do tratamento de pacientes sondados ou com disfagia. Dadas as dificuldades de deglutição destes pacientes, as preparações extemporâneas, a partir de cápsulas de omeprazol, são muito usadas.

Omeprazol é utilizado pelos pacientes nas suas residências, na forma de cápsulas. Da mesma forma, nos hospitais, geralmente, está padronizado em cápsula e nessas situações o omeprazol precisa ser alterado para uma suspensão.

Posso abrir a cápsula do omeprazol?

A estabilidade do omeprazol é dependente do pH. O fármaco sofre rápida degradação em meio ácido, mas tem uma estabilidade aceitável em condições alcalinas. Exibe estabilidade máxima em pH 11 e decompõe rapidamente abaixo de pH 7,8.

Para administração dos grânulos através de sonda nasogástrica em ambientes hospitalares, são descritas na literatura preparações em que o conteúdo das cápsulas é disperso em bicarbonato de sódio 8,4% ou água.

Para preparo de uma suspensão extemporânea de omeprazol 2mg/ml, adiciona-se o conteúdo de 10 cápsulas de 20 mg de omeprazol em 100 ml de uma solução de bicarbonato de sódio 8,4 agitar por alguns minutos (15 minutos), proteger da luz; a preparação é estável por 14 dias em temperatura ambiente e 45 dias sobre refrigeração. Em outra fonte é relatado que a suspensão permanece estável por até 7 dias sob refrigeração.

A decomposição do omeprazol resulta na alteração da cor da suspensão. A cor amarela não significa suspensões inaceitáveis, no entanto, suspensão com as cores amarela escura, laranja, púrpura, marrom ou preto não devem ser utilizadas.

Em casa, aos pacientes com dificuldade de deglutição, as cápsulas têm sido abertas e misturadas com uma pequena quantidade de suco de frutas ácidas, como laranja, purê de maçã frio, ou até mesmo iogurte. Tomar um copo de água fria em seguida. Esta alternativa é considerada útil para preservar a integridade do fármaco até alcançar o ambiente alcalino do duodeno. Os pacientes devem ser instruídos a não mastigar os grânulos e que também não devem misturá-los com leite antes da administração.

 

Outras notícias