É importante manter a glicemia dentro do intervalo preconizado pela SBD para que, no momento de início da atividade, o valor esteja entre 120 mg/dl e 150 mg/dl
Realizar exercício físico é uma das recomendações para mudar o estilo de vida e, assim, ser mais saudável.
Para pessoas com diabetes, a atividade física é, portanto, fundamental.
O coordenador de Exercício Físico do Correndo pelo Diabetes (CPD), organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo social estimular a prática regular de atividade física como ferramenta de promoção da saúde e inclusão da pessoa com diabetes, Emerson Bisan, conta que uma das perguntas mais frequentes é com relação à glicemia ideal para iniciar uma atividade física com segurança.
“Costumo dizer que é importante mantermos a glicemia dentro do intervalo preconizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) para que, no momento de início da atividade, o valor esteja entre 120mg/dl e 150mg/dl. Busco esse intervalo para começar qualquer atividade que requeira, portanto, uma atenção, seja uma corrida, uma palestra, uma defesa de tese, uma entrevista etc”.
Dessa maneira, o preparador físico explica que esse intervalo traz segurança para minimizar, então, uma possível chance de hiperglicemia ou hipoglicemia.
Veja as 5 perguntas que Bisan recomenda antes de começar um exercício físico:
Qual é a sua glicemia naquele momento?
Quando foi a sua última refeição?
Você tem insulina ativa? Ou sua medicação oral ainda está agindo?
Quanto tempo vai durar a sua atividade?
O que você tem em mãos para corrigir uma hipoglicemia?
“O segredo é se preparar, mas estar também preparado para lidar com o inesperado”, aconselha Bisan.
Portanto, sempre procure um profissional de educação física antes de iniciar um novo exercício.
Contudo, não se esqueça de conversar com o seu médico sobre os ajustes de dose e medicação oral.
Devido a uma instabilidade temporária em nossa linha telefônica, pedimos desculpas por qualquer inconveniente. Para garantir que possamos ajudá-lo rapidamente, entre em contato pelo telefone alternativo: 54 99160 2154.
Agradecemos sua ...
Especialista alerta para a necessidade de "desacelerar" antes de dormir
O estresse é um dos males que afeta diretamente a qualidade das nossas noites de sono e atinge cerca de 70% dos brasileiros, de acordo com estudo da Associa&cced...
Maioria dos casos está relacionada aos erros refrativos, como a miopia
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), 95% das pessoas terão, ao menos uma vez na vida, um episódio de dor de cabeça.
O período de tempo seco já está em vigor para quem mora em boa parte do país com a presença do inverno, sendo uma época do ano que afeta bastante a nossa saúde.
Durante esta estação, a um...
A fibromialgia é uma doença crônica marcada por dores generalizadas que se intensificam durante o inverno; saiba mais sobre as causas e cuidados
Fibromialgia é uma síndrome dolorosa com diversas manifestaç&oti...