NOTÍCIA

Você está em: Inicial
Notícias

Notícia

Cuidados gerais no uso dos medicamentos

Imagem notícia Cuidados gerais no uso dos medicamentos

Medicamento é um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Para obter o efeito desejado e minimizar os riscos de reações adversas siga as seguintes orientações do farmacêutico:

  • ->  O armazenamento deve ser feito em local seco e ao abrigo da luz e variação de temperatura. Locais quentes como a cozinha, e úmidos como o banheiro não são adequados para guardar medicamentos. Eles podem causar alterações em sua composição, diminuindo sua eficácia ou causando efeitos tóxicos, mesmo estando dentro do prazo de validade. (Obs.: nunca guarde medicamentos perto de equipamentos que liberem calor como: geladeira, freezer, microondas.);
  • ->  Nunca utilize medicamentos fora do prazo de validade;
  • ->  Guarde os medicamentos fora do alcance das crianças para evitar uma ingestão acidental;
  • ->  Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem usar medicamentos por conta própria;
  • ->  Conserve o medicamento na embalagem original.

 

 

Peça orientação ao farmacêutico sobre o modo de usar a medicação. Respeite as doses indicadas, os horários e a duração do tratamento. O farmacêutico ajuda a esclarecer dúvidas e orienta sobre o uso seguro e racional dos medicamentos. Exerça o seu direito, exija a presença do farmacêutico.

Outras notícias