Quando há febre ou qualquer tipo de dor, tomar um analgésico ou antitérmico é algo comum, e costuma ser a primeira coisa a ser feita. Entretanto, como escolher o tipo certo e entender a sua ação?
Os medicamentos antitérmicos são utilizados no combate ou diminuição da febre. Sua ação inibe a atuação da enzima causadora do problema. Embora os remédios antitérmicos tragam alívio do sintoma, eles não proporcionam a cura do distúrbio que ocasiona a dor.
Enquanto os fármacos com propriedades analgésicas atuam no alívio ou eliminação das dores. Muitos deles podem ter propriedades antitérmicas também. Há dois tipos de analgésicos: periférico (normalmente encontrado em farmácias) e o central. O primeiro atua em casos simples, já o segundo é utilizado para dores intensas e contínuas. No caso do periférico, após ser ingerido, ele se espalha por toda a corrente sanguínea, até chegar ao local onde a dor está e lá absorve o medicamento. Este fármaco demora cerca de uma hora para agir. Já os analgésicos centrais atuam diretamente no problema.
Os medicamentos livres de apresentação, ou retenção de receita podem apresentar riscos de interações medicamentosas e outros efeitos adversos. Peça orientação ao farmacêutico antes de utilizar o fármaco.
Devido a uma instabilidade temporária em nossa linha telefônica, pedimos desculpas por qualquer inconveniente. Para garantir que possamos ajudá-lo rapidamente, entre em contato pelo telefone alternativo: 54 99160 2154.
Agradecemos sua ...
É importante manter a glicemia dentro do intervalo preconizado pela SBD para que, no momento de início da atividade, o valor esteja entre 120 mg/dl e 150 mg/dl
Realizar exercício físico é uma das recomendaç&o...
Especialista alerta para a necessidade de "desacelerar" antes de dormir
O estresse é um dos males que afeta diretamente a qualidade das nossas noites de sono e atinge cerca de 70% dos brasileiros, de acordo com estudo da Associa&cced...
Maioria dos casos está relacionada aos erros refrativos, como a miopia
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), 95% das pessoas terão, ao menos uma vez na vida, um episódio de dor de cabeça.
O período de tempo seco já está em vigor para quem mora em boa parte do país com a presença do inverno, sendo uma época do ano que afeta bastante a nossa saúde.
Durante esta estação, a um...