Os brasileiros estão comendo mais alimentos in natura durante a pandemia da Covid-19. É o que diz o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), que iniciou em janeiro de 2020 um dos maiores estudos em alimentação e saúde do país, o Estudo NutriNet Brasil.
A pesquisa, feita com 10 mil pessoas em todo Brasil, mostra um aumento de 44,6% no consumo de frutas, hortaliças e feijão. Entretanto, também ocorreu aumento de alimentos ultraprocessados nas regiões Norte e Nordeste e entre pessoas de escolaridade mais baixa.
Para análise, os pesquisadores aplicaram um questionário alimentar em janeiro e fevereiro (antes da pandemia) e maio (durante a pandemia). Os voluntários responderam perguntas sobre os hábitos alimentares.
De acordo com o coordenador do NutriNet Brasil Carlos Monteiro, a mudança pode ser explicada por causa da mudança na rotina durante a pandemia. As pessoas estão mais tempo em casa e, por isso, cozinhando mais. “Além disso, uma eventual preocupação em melhorar a alimentação e, consequentemente, as defesas imunológicas do organismo poderiam ser consideradas”, diz Monteiro.
Devido a uma instabilidade temporária em nossa linha telefônica, pedimos desculpas por qualquer inconveniente. Para garantir que possamos ajudá-lo rapidamente, entre em contato pelo telefone alternativo: 54 99160 2154.
Agradecemos sua ...
É importante manter a glicemia dentro do intervalo preconizado pela SBD para que, no momento de início da atividade, o valor esteja entre 120 mg/dl e 150 mg/dl
Realizar exercício físico é uma das recomendaç&o...
Especialista alerta para a necessidade de "desacelerar" antes de dormir
O estresse é um dos males que afeta diretamente a qualidade das nossas noites de sono e atinge cerca de 70% dos brasileiros, de acordo com estudo da Associa&cced...
Maioria dos casos está relacionada aos erros refrativos, como a miopia
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), 95% das pessoas terão, ao menos uma vez na vida, um episódio de dor de cabeça.
O período de tempo seco já está em vigor para quem mora em boa parte do país com a presença do inverno, sendo uma época do ano que afeta bastante a nossa saúde.
Durante esta estação, a um...