A utilização de plantas como base para tratar doenças é um hábito milenar, seja por meio de chás, preparos caseiros ou até, mais recentemente, os medicamentos fitoterápicos
Entretanto, é importante que se esclareça que as plantas in natura se diferenciam dos medicamentos.
As plantas medicinais são as espécies vegetais, cultivadas ou não, em geral, tradicionalmente utilizadas com o propósito de aliviar sintomas e/ou promover a cura de afecções.
Normalmente, a população faz uso por meio de infusões, decocções, macerados, tinturas, constituindo exemplos derivados de vegetais.
Já os medicamentos fitoterápicos são aqueles obtidos a partir das plantas medicinais (drogas ou derivados vegetais), as quais passam por operações farmacotécnicas ou de tecnologia farmacêutica para ser inseridas em uma forma farmacêutica.
Todo fitoterápico deve ter sua ação comprovada por meio de ensaios farmacológicos e toxicológicos, que garantam eficácia, segurança e qualidade, para ser registrados e utilizados com o fim profilático.
A preferência pelo seu uso tem crescido bastante, principalmente porque as pessoas estão buscando mais qualidade de vida e produtos menos agressivos ao organismo.
Uma grande força desse mercado está na busca por uma vida mais saudável e, acima de tudo, o movimento de “volta ao natural”, contemplando a saúde de forma integral, holística e com foco em prevenção.
Devido a uma instabilidade temporária em nossa linha telefônica, pedimos desculpas por qualquer inconveniente. Para garantir que possamos ajudá-lo rapidamente, entre em contato pelo telefone alternativo: 54 99160 2154.
Agradecemos sua ...
É importante manter a glicemia dentro do intervalo preconizado pela SBD para que, no momento de início da atividade, o valor esteja entre 120 mg/dl e 150 mg/dl
Realizar exercício físico é uma das recomendaç&o...
Especialista alerta para a necessidade de "desacelerar" antes de dormir
O estresse é um dos males que afeta diretamente a qualidade das nossas noites de sono e atinge cerca de 70% dos brasileiros, de acordo com estudo da Associa&cced...
Maioria dos casos está relacionada aos erros refrativos, como a miopia
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), 95% das pessoas terão, ao menos uma vez na vida, um episódio de dor de cabeça.
O período de tempo seco já está em vigor para quem mora em boa parte do país com a presença do inverno, sendo uma época do ano que afeta bastante a nossa saúde.
Durante esta estação, a um...